Artigos sobre o meio editorial

Legibilidade visual e projeto gráfico na avaliação de livros didáticos pelo PNLD

In Artigo, USP on setembro 21, 2008 at 6:05 pm

Título: Legibilidade visual e projeto gráfico na avaliação de livros didáticos pelo PNLD
Autor:
Maria Otilia Bocchini
Instituição:
Escola de Comunicações e Artes/USP (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação)
Data:
2007
Nº de páginas: 18

Acesso: ABRALE

Clique aqui para visualizar

Abstract: O estudo tem como objetivo debater a qualidade dos livros didáticos do ensino fundamental quanto à legibilidade visual. No projeto gráfico dos livros didáticos, elementos favoráveis à leitura são indispensáveis, uma vez que tais livros têm um papel importante na educação para a leitura rápida e proficiente, direito de crianças e jovens. A análise dos critérios de avaliação do PNLD, sobre o que o Programa denomina “aspectos gráfico-editoriais” referencia-se em trabalhos de pesquisa sobre legibilidade visual (Richaudeau, Tinker, Wheildon e outros), em estudos sobre tipos e projeto gráfico (White, Willberg e Forssman, McLean e outros) e em recomendações para a produção de manuais escolares (Richaudeau, Gérard e Roegiers). O estudo aponta limites do modelo de avaliação do PNLD quanto aos “aspectos gráficoeditoriais” e presença de elementos desfavoráveis à legibilidade visual em livros aprovados pelo PNLD em anos recentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: